domingo, 19 de abril de 2015

Mitos ou Verdades de Beleza

Cabelos, acne, unhas, depilação.... Temos vários mitos e verdades de beleza que ficamos na dúvida no que é ou não é verdade, sempre tem aquela tia ou vizinha que vem dizer "...se você arranca um cabelo branco, nascem 5 no ligar!..." Aí você fica apavorada porque não sabe o que fazer, não é?! Bom, ainda não apareceu nenhum fio branco em mim, mas tenho amigas que essa semana conversaram comigo sobre isso e me deu uma ótima ideia em listar outros possíveis mitos que todas nós temos curiosidade em saber!

Tentei fazer um resumo de vários mitos e verdades que eu queria saber e que com certeza me surpreenderam! Vamos ver?

1. Arrancar cabelo branco os faz surgir em maior quantidade?

Mito. Não há nenhum estudo ou pesquisa que comprove esta informação. Ou seja, se o branco te incomodar, pode arrancar! Fonte: Dra. Marcia Linhares gnt.globo.com.br 

2. O Sol melhora a acne?

Mito. O Sol aparenta deixar a acne com um aspecto melhor, ou seja, o sol seca a acne. No entanto, esse efeito é ilusório, pois caso a pele não esteja devidamente protegida com filtro solar, o quadro de infecção pode agravar. O ideal é utilizar produtos à base de gel ou oil free para quem tem pele oleosa. Além disso, o aumento do suor e da produção de sebo pelo calor favorece a proliferação bacteriana que também piora a acne.


3. Os cabelos caem mais durante os meses do outono?

Verdade. O tricologista Ademir Leite Jr., diretor da Academia Brasileira de Tricologia, explica que, nos meses frios, sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade do Sol. "Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, gerando um número menor de fios, além de enfraquecer a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rapidamente, eles também nascem mais devagar."

4. Banho quente estraga o cabelo?

Verdade. A água a partir de 36° C estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode colaborar para a queda de cabelo, além de deixá-lo opaco e quebradiço.

5. Refrigerante pode causar celulite? 

Mito. O refrigerante não causa celulite. A ingestão excessiva de refrigerantes pode engordar e a gordura causa a celulite. 


6. Alimentos industrializados causam celulite? 

Verdade. Geralmente esses alimentos têm alto teor de sódio, o que retém água entre as células e piora o aspecto da celulite.

7. O sol pode causar flacidez?

Verdade. Um dos maiores vilões do envelhecimento é o sol. Ele pode causar queimaduras, vermelhidão, bolhas, sardas, rugas, manchas e inclusive a flacidez da pele.

8.  Cloro deixa o cabelo verde?

Mito. Não é o cloro que deixa o cabelo verde, mas sim o sulfato de cobre (metal que também é utilizado para tratar a água da piscina). Quando esse metal se liga à queratina dos fios, ele acaba deixando a pigmentação do cabelo esverdeada. Mas essa reação só acontece nos cabelos claros, porque eles têm o fio poroso, o que torna mais fácil para o metal penetrar no cabelo. 

9. Dormir com os cabelos molhados prejudica a raiz?

Verdade. A umidade em conjunto com o abafamento e o calor provocado pelo travesseiro pode produzir uma proliferação de fungos, provocando a queda dos fios.


10. Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.

Verdade. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. 

11. Chá de camomila clareia o cabelo?

Verdade. Mas só funciona com cabelos que já são loiros naturais ou tingidos. A camomila produz componentes químicos que realçam a cor. Se usar o chá logo depois de tomar banho de sol, os fios irão clarear ainda mais. A camomila também é ótima para tirar a oleosidade do cabelo.


12. Os cabelos se acostumam com xampus?

Verdade. Cada xampu temem composto e, com o tempo, o cabelo se acostuma com aquela substância e perde o efeito desejado. Por isso é necessário revezar os produtos usados para não "viciar" o cabelo: é como se ele já estivesse feito tudo o que podia por aquele fio.

Acho que todas as dicas de alguma forma podem ajudar e que algumas verdades eu já conhecia, como trocar de xampu sempre que lavo o cabelo, ou que dormir de cabelo molhado estraga os fios, mas pra mim o refrigerante eu entendi que não é ele que causa celulite e sim a gordura mas uma coisa leva a outra né... Melhor parar de tomar! Hehehe

Espero que tenham gostado! Beijinhos:)

Fonte: uol.com.br e delas.ig.com.br

Siga o Instagram @resuminhodemoda e a página no face resuminho de moda e fique ligada nos novos posts!













Nenhum comentário:

Postar um comentário